Introdução

O processo para se obter o sabão é uma das mais antigas reações químicas. Suspeita-se que sua origem foi a partir da prática de se ferver gordura animal contaminada com cinzas, uma espécie de coalho se forma durante o processo, esta seria uma das descobertas mais importantes da história. O Ensino de Química na educação básica deveria instigar no aluno o senso de curiosidade e interesse, pois a disciplina tem como papel principal explicar os fenômenos relacionados ao nosso cotidiano, fazendo com que os alunos entendam a natureza e suas leis. fundamentais. A Química ainda proporciona um encontro de saberes em diversas áreas, contribuindo para um maior e melhor aprendizado em diversos campos do conhecimento. Com este trabalho conseguimos ter um olhar para os conteúdos teóricos que já havíamos visto em sala como por exemplo: fenômenos físicos e químicos, saponificação, reação ácido e base e reações químicas, também conseguimos trabalhar a questão de reciclagem e meio ambiente, pois o óleo utilizado foi reciclado pelos próprios alunos e acrescentando uma percepção sobre a reutilização do óleo e possíveis impactos que ele teria se não fosse descartado em local correto.

Métodos

O trabalho foi desenvolvido juntamente com um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Campina da Lagoa, de Campina da Lagoa. Neste âmbito foi desenvolvido essa experimentação para participação da Feira Stem Brasil, com uma receita de família que está sendo utilizada há mais de 20 anos, para que seja analisada e avaliada. QUADRO 1 – Roteiro da atividade experimental. Materiais - 3 kg de sebo - 1 kg de soda cáustica - 3 litros de água - 2 litros de óleo usado - 4 litros de etanol Procedimentos - Panela - Colher de pau - Vasilha plástica - Derreter o sebo em uma panela; - Num recipiente de plástico misturar a água com a soda cáustica mexendo bem para dissolver, - Acrescentar o sebo sempre mexendo e o óleo, ficar misturando por alguns minutos e adicionar o etanol. - Ficar mexendo até formar como se fosse uma nata fina e colocar em um recipiente para esfriar, mais ou menos umas 12 horas e depois está pronto para cortar os pedaços.

Dados

SABÃO CASEIRO DE ÁLCOOL


Temas

Inovação e Problemas da Sociedade, Saúde e Consumo Responsável

Palavras-chave

sabão, ensino de química, reações químicas, meio ambiente

Equipe Ciêntifica

Terezinha Francielle Scatambulo (Coordenador da Equipe)
Herica Maler Garcia Felix (Professor Colaborador)
Luiz Gabriel Silveira Lebrão (Aluno Capitão)
João Felipe de Souza (Aluno)
Iago Paes Medina (Aluno)
Rikyelton Euzebio de Sousa (Aluno)

Escola

CE Campina da Lagora, Campina Da Lagoa-PR

Resumo

O presente trabalho está sendo desenvolvido para participação da Feira Stem Brasil. Foi realizada a seleção de um grupo de alunos da turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Campina da Lagoa, de Campina da Lagoa, com uma receita de família trazida pelos próprios alunos que já está sendo utilizada há mais de 20 anos, para que seja analisada, testada e avaliada.

Resultados

Este trabalho proporcionou uma visão teórica e prática do conteúdo trabalhado em sala de aula nos anos anteriores, de forma que, os alunos conseguiram fazer uma relação entre alguns costumes tradicionais das famílias interioranas com a prática da fabricação do sabão e os cuidados ao produzi-lo, com os conteúdos de fenômenos físicos e químicos, reação ácido e base e reações químicas, também exercer a questão de reciclagem e meio ambiente, pois o óleo utilizado foi reciclado pelos próprios alunos.

Discussão dos Resultados

Durante o desenvolvimento do sabão, os alunos foram participativos e envolvidos, trabalhando de forma ativa durante toda a sequência da atividade, tomando os cuidados em relação ao uso dos ingredientes, em principal, a soda cáustica, sendo bastante atenciosos durante a atividade prática experimental, demonstrando que a atividade experimental apresentou um caráter questionador, permitindo a concretização do processo de construção do conhecimento. Na disciplina de Química utilizando o contexto do sabão, é possível desenvolver os conceitos da Físico-Química, como nas: soluções que são empregadas no preparo da reação que forma o sabão, nos colóides, conceitos ácidos – base e suas reações, nos equilíbrios químicos, dureza da água. Na Química geral: os conceitos de eletronegatividade associado a polaridade dos compostos químicos, tensão superficial da água, forças intermoleculares. Na química orgânica: caracterização dos compostos orgânicos e algumas reações dessas substâncias, hidrocarbonetos e termoquímica (AZEVEDO et al., 2009). A produção do sabão segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo com um material alcalino, isto é, de caráter básico, ou seja, é através da reação de hidrólise alcalina. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecido como soda cáustica. Na produção de sabão podem-se utilizar matérias-primas de diversas origens. O triglicerídeo, que é do tipo de gordura mais abundante na natureza, pode ser proveniente do sebo de origem animal, óleos vegetais ou da mistura de ambos. Estes sofrem hidrólise básica a quente, produzindo sais de álcalis de ácidos carboxílicos de cadeia longa (SILVA; PUGET, 2010). O sabão já teve outras utilizações além da limpeza, os Romanos o usavam numa mistura com emplastros (remédio para uso externo que, quando exposto ao sol, se adapta à pele) para tratar queimaduras e ferimentos. Nessa época, somente pessoas a serem homenageadas podiam se banhar com sabão. Com esse trabalho conseguimos elencar alguns conceitos sobre diferentes histórias para a origem do sabão, e da mesma forma, reafirmamos um costume popular advindo não só na região, mas também no país todo, e os próprios alunos identificaram algumas situações que haviam discutido durante a produção do sabão e tiveram a consciência da questão de reciclagem do óleo e impactos dele no meio ambiente. Nesse sentido os conceitos químicos foram compreendidos, pois os alunos demonstraram uma progressão significativa, pois os mesmos conseguiram identificar facilmente todos ou praticamente todos os conceitos envolvidos durante a fabricação do sabão, e mudar as suas percepções de descartes do óleo usado no dia a dia de suas famílias.

Conclusões

Por meio deste trabalho, conseguimos ter um olhar para os conteúdos teóricos que já havíamos visto em sala como por exemplo: fenômenos físicos e químicos, reação ácido e base e reações químicas, também conseguimos trabalhar a questão de reciclagem e meio ambiente. Com isso foi possível perceber a conversação e junção das ideias, possibilitando assim, a construção do conhecimento por meio das concepções prévias até a formulação do conceito científico. Além de termos reacendido um costume nos alunos e em suas famílias, a partir da pesquisa e colaboração dos mesmos.

Referências

SOUZA, Líria Alves de. A origem do sabão. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/a-origem-sabao.htm. Acesso em: 17 de maio de 2022. AZEVEDO, Otoniel de A.; RABBI, Michel A.; NETO, Dorval M.C. HARTUIQ, Micherl H. Fabricação de sabão a partir do óleo comestível residual: conscientização e educação científica. 2009.

Fotos Vídeos


Voltar