Introdução

As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular. Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.

Métodos

Máquina simples de papelão.

Dados

Rodas, roldanas e engrenagens.


Temas

Inovação e Problemas da Sociedade, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Mobilidade Urbana e Transporte

Palavras-chave

Equipe Ciêntifica

Luciane Aparecida Mendonça Silva (Coordenador da Equipe)
Maria Cristina da Cunha Ribeiro (Professor Colaborador)
Marcio Rodrigo Gomes (Professor Colaborador)

Escola

Escola Estadual Dr. Juscelino Kubtischek, São José Da Barra-MG

Resumo

Essa prática foi muito bem desenvolvida por todos os alunos que após construírem suas máquinas, observaram o movimento das engrenagens girando a manivela.

Resultados

Os alunos ficaram encantados com a construção de suas máquinas onde observaram a função das rodas, roldanas e engrenagens.

Discussão dos Resultados

Conclusões

Referências

Fotos Vídeos


Voltar