Detector de vazamento de gás e fumaça para pessoas que perderam ou tiveram a capacidade olfativa comprometida pelo Covid-19
Temas
Inovação e Problemas da Sociedade, Atividades STEM Brasil - Educando
Palavras-chave
Olfato, Arduino, Gases, Sensor
Equipe Ciêntifica
SEIGON XAVIER PEREIRA (Coordenador da Equipe)
Jhonata Moraes dos Santos (Professor Colaborador)
Frank Regis Fragoso (Professor Colaborador)
Daniel Vanderlei de Oliveira (Aluno Capitão)
Luciano José de Oliveira Gomes (Aluno)
Diego dos Santos Ambrósio (Aluno)
Thaila Vitoria dos Santos Lima (Aluno)
Escola
CETI João dos Santos Braga, Manaus-AM
Resumo
O projeto visa auxiliar pessoas que tiveram seu sistema olfatório total ou parcialmente comprometido pela COVID-19, e por isso, não podem detectar com seu olfato a presença de gases inflamáveis e/ou tóxicos. Diante dessa problemática, os alunos participantes do projeto da escola CETI - João dos Santos Braga, tiveram a ideia de criar um detector de gás e fumaça.
Com o auxílio da plataforma Arduino, de circuitos eletrônicos e do módulo de sensor MQ-2 que detecta gases como GLP, Metano, Propano, Butano, Hidrogênio, Álcool, Gás Natural, outros inflamáveis e fumaça. Tal modulo possui a capacidade de detectar a presença desses gases em medidas muito pequenas, de 30 a 10000 ppm.
Resultados
Depois das inúmeras tentativas, de compreender o funcionamento dos circuitos e de como funciona o Arduino. A equipe conseguiu desenvolver um protótipo funcional para a situação problema, onde o circuito alertava a presença de gás butano, principal constituinte do gás de cozinha. Conforme o vídeo em anexo mostra.