Introdução

O nosso Ciep 031,está localizado em uma didade da região metropolitano do Rio de Janeiro, chamado de Duque de Caxias. A Educação integral é uma realidade em nossa escola e educação ambiental ainda é pouco expressiva em nossas aulas e no currículo escolar. Além disso, não há uma preocupação dos alunos, em entender a contextualização dos resíduos sólidos, saúde e uma possível fonte de renda , além claro de para minimizar o problema gerado pelo lixo. Esse projeto prático busca minimizar esta situação problematizada nas primeiras aulas de planejamento do projeto.

Métodos

Essa temática ambiental pode ser discutida em todas as séries do Ensino Fundamental, mas principalmente na Educação Formal, onde aborda uma grande proporção áreas ambientais, mantendo uma relação direta entre as disciplinas do currículo Inovador e do Núcleo Articulador do Ensino Médio Integral, como é o caso do Empreendedorismo, Projeto de Vida e Estudos Orientados. Além das disciplinas clássicas como a Biologia, a Matemática, a Ecologia, a Química, a História, a Geologia, a Geografia e a língua portuguesa. Entretanto, pensamos em uma aula atrativa, prática e com manipulação direta do solo, dos seres invertebrados e resíduos de matéria orgânica produzido na casa ou na cozinha do nosso Ciep.

Dados

O PROJETO COMPOSTEIRA: UMA AULA DIFERENCIADA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL do CIEP 031


Temas

Inovação e Problemas da Sociedade, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Atividades STEM Brasil - Educando

Palavras-chave

Sustentabilidade e empregabilidade, interdisciplinaridade, Troca de saberes, Reaproveitamento

Equipe Ciêntifica

Félix Hermínio pereira Junior (Coordenador da Equipe)
Luciano Zeferino proflazgeo@gmail.com (Professor Colaborador)
Maria da penha mariapgc@yahoo.com.br (Professor Colaborador)
MYLENA VITORIA BALBINO DE LIMA (Aluno Capitão)
LAVYNIA CALDAS FERNANDES (Aluno)
ISABELLE VITORIA DE OLIVEIRA CARDOSO (Aluno)
Erick Santos da Silva (Aluno)

Escola

CIEP 031 Lirio do Laguna, Rio De Janeiro-RJ

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de apresentar e desenvolver uma composteira em três baldes de 20 litros reaproveitados. É uma proposta metodológica para os estudantes do Ensino Médio Integral Inovador do Ciep 031, Lírio do Laguna, Caxias, RJ. É um trabalho interdisciplinar, realizamos nas dependências da escola, no auditório, usamos o método experimental. Buscamos expor aos alunos o benefício da composteira, o benefício financeiro, já que a mesma, poderá ser uma futura fonte de renda, benefício ambiental e ecológico com a redução do resíduo orgânico da escola e doméstico. A Composteira é uma ferramenta ambiental, é um auxílio para a redução do lixo e também fonte de renda, já que, o resultado do projeto será uma terra boa, rica em nutrientes e interessante para a venda. Buscamos com esse projeto, que o estudante, nativo digital e em especial as alunas se encante com uma aula mais prática e diferenciada do currículo tradicional. Dessa forma, a aluna deve compreender que essa aluna, é uma proposta de debate entre empregabilidade, empoderamento das habilidades do aluno da nova escola pública. A metodologia empregada baseou-se na bibliografia científica disponível, no reaproveitamento das embalagens e de matéria orgânica que iria para o lixo. Para concluir essa pesquisa, buscamos sensibilizar o estudante plural e globalizado acerca da relação intercultural e ampliar os espaços de trocas e saberes dentro do Ciep 031. O pensamento científico deve ser um aliado e um poder de superação dos desafios cotidianos da escola pública.

Resultados

O resultado foi interessante. A compostagem foi suficiente para a produção de cerca de uma dúzia de vasinhos de suculentas (figura 3), e além de um terrário que estamos monitorando a sua luminosidade, temperatura e umidade a partir de um kit arduino. Essa ação é integrada a produção de mudas de suculentas para vender e tornar renda e a tecnologia do kit arduino quando manipulava e controlava a umidade e a temperatura de um terrário.

Discussão dos Resultados

Portanto, concluísse que a criatividade do projeto, associada a sua praticidade e real possibilidade de fonte de renda a partir da terra preta resultante da compostagem, contudo o reaproveitamento é uma formaatrativa de possibilitar a disciplina de projeto de Vida, Empreendedorismo e Estudos Orientados em nosso Ciep 031. Além, dessa aula atrativa e diferenciada, possibilitar uma mudança de hábitos e a formação de consciência em um aluno nativo digital. Com esse projeto, buscamos despertar no aluno do Ensino Médio Integral um sentimento de pertencimento a escola pública e uma responsabilidade socioambiental. E o projeto continua. Há muita matéria orgânica para ser transformada em compostagem.

Conclusões

Com esse projeto, buscamos despertar no aluno do Ensino Médio Integral um sentimento de pertencimento a escola pública e uma responsabilidade socioambiental. A vocação do aluno é ser curioso e nenhuma ação educativa pode prescindir de uma razão. Concluímos que as aulas inovadoras e não tradicionais pode funcionar e são ferramentas didáticas.

Referências

CAMPBELL, S. Manual de compostagem para hortas e jardins. 5. ed. São Paulo: Nobel, 1995. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 71ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. LAYRARGUES, P. P. Pandemias, colapso climático, antiecologismo: educação ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.15, n.4, p. 01-30, 2020. PASSERI, M. G. Uso de trilhas ecológicas no Ensino de Ciências: uma análise das abordagens de Educação Ambiental em artigos científicos. Trabalho de Conclusão de Curso, Especialização em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. RJ, 2016. PEDRINI, A. G. Trilhas Interpretativas no Brasil: uma proposta para o ensino básico. Ensino, Saúde e Meio Ambiente, Niterói, v.2, p. 320-340, 2019.

Fotos Vídeos


Voltar