Palavras-chave
Sustentabilidade, Escola sustentável, Alimentação saudável, Natureza
Resumo
Os últimos anos têm sido desafiadores no que diz respeito a sustentabilidade e preservação da natureza. Dentre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, no presente projeto buscamos destacar as ODS 11 e 12, que tratam respectivamente de cidades e comunidades sustentáveis e do consumo e produção responsáveis. Tendo em vista essas ODS, o objetivo foi fomentar nos discentes a importância do contato com a natureza, da alimentação saudável e de medidas mais sustentáveis dos recursos naturais, relacionando saberes de diferentes áreas do conhecimento. Através de metodologias ativas os estudantes aprenderam de forma autônoma e participativa.
Resultados
3. Resultados
Seguem os resultados das medidas que foram implementadas.
3.1. Horta Auto- irrigável
Com orientação do professor Marcos Goes, os estudantes envolvidos no projeto limparam um espaço no Centro de Excelência para a implantação da Horta Autoirrigável, foi um momento ímpar de contato direto com a natureza, os materiais utilizados para a construção da horta vertical são recicláveis e reutilizáveis, como garrafas pet e paletes. Utilizou-se ainda substrato, terra, brita e sementes de hortaliças como coentro, alface, rúcula, manjericão, couve, entre outras, para plantar nas hortas vertical e horizontal. O processo de autoirrigação se deu mediante o uso de garrafas pet e barbante, este em contato com a água irrigava a terra.
3.2. Segunda-feira sem carne.
Foi sugerido aos alunos a implantação da Segunda Sem Carne na escola, projeto desenvolvido pela Sociedade Vegetariana Brasileira, que busca minimizar o consumo de animais, realizando ações de alto impacto visando promover o vegetarianismo como uma escolha ética, saudável e sustentável. Uma oficina de culinária alternativa sem carne animal, foi realizada na escola e extraclasse com uma visita a um restaurante vegetariano com o intuito de mostrar aos estudantes que é possível não consumir carne, pelo menos uma vez por semana, colaborando assim para a sustentabilidade do planeta. A fim de saber qual seria a adesão à segunda sem carne, foi feita uma pesquisa com o corpo discente com um total de 339 estudantes, dos quais 156 demonstraram interesse em experimentar o cardápio vegetariano proposto. É importante citar que a segunda-feira sem carne foi realizada graças a colaboração da equipe que forneceu os alimentos necessários e ao empenho dos alunos em aprender.
3.3. Cartilha com controle de consumo com controle de desligamento das lâmpadas e ar condicionados das salas
A cartilha (anexo) foi elaborada com o intuito de mostrar aos estudantes quais são as práticas que acarretam em melhorias para o ambiente escolar, a partir de ideias sustentáveis e práticas recicláveis. Dentre as ações citamos: 1) desligamento de ventiladores e ar-condicionado – os estudantes foram orientados a desligar os aparelhos quando não estão em uso em suas salas de aula; 2) controle de desligamento de lâmpadas – a orientação foi desligar as lâmpadas que não estavam em uso pelos alunos ou por outros agentes da comunidade escolar; 3) observação e manutenção da horta autoirrigável, foi feito escala de quem iria realizar essa atividade a cada dia; 4) coleta de papel usado no Centro de Excelência – recolher e coletar papéis usados para reciclagem.
3.4. Reciclagem de papel e Palestras mensais
Para a reciclagem de papel foram utilizados cadernos usados dos próprios alunos e revistas. Levando em conta o resultado da folha reciclada, foi preciso aprender sobre diferentes técnicas para obter o resultado bem interessante com um papel flexível e de boa qualidade que foi usado para impressão da cartilha.
As palestras foram momentos importantes de aprendizagem e conhecimento, a exemplo da história de vida e trabalho de Dona Maria que fazia questão de se apresentar como Coletora Ambiental, onde muitos a chamam de Catadora de Lixo, vale ressaltar que este é um serviço de suma importância para a comunidade em geral, para a limpeza das cidades e do ambiente em que vivemos.