Introdução

O The Alchemist foi criado com o intuito de ajudar os alunos com dificuldade na matéria, que devido a defasagem na educação que se deu ao longo da pandemia, se tornou maior.

Métodos

Com dados coletados Scientia Plena, descobrimos segundo pesquisa que uma grande parcela dos alunos tinham dificuldade na disciplina de química devido a complexidade da matéria. Com um questionário que foi aplicado na E.E Dr. Celso Gama a informação que tínhamos foi confirmada. Com isso estudamos e escolhemos 2 habilidades do currículo paulista iniciais para realizar o projeto

Dados

The alchemist


Temas

Inovação e Problemas da Sociedade

Palavras-chave

Equipe Ciêntifica

Eliana Rodrigues Costa (Coordenador da Equipe)
Círio Cardoso (Professor Colaborador)
Gabriel Antunes De Souza (Aluno Capitão)
Natã dos Santos Rodrigues (Aluno)
Luan Goltara Garcia (Aluno)

Escola

E.E. Dr. Celso Gama, Santo André-SP

Resumo

O The Alchemist é um jogo de cartas pedagógico desenvolvido para a matéria de química, com o principal objetivo de facilitar o aprendizado dos estudantes. Segundo pesquisa, a dificuldade dos estudantes na disciplina de química advém da complexidade do conteúdo abordado. Assim, foram selecionadas habilidades iniciais do currículo paulista para familiarizar os estudantes e, desta forma, melhorar o desempenho dos alunos na matéria.

Resultados

Os resultados esperados para o projeto são que The Alchemist consiga auxiliar na aprendizagem da disciplina de química, melhorando o desempenho do estudantes.

Discussão dos Resultados

Os resultados esperados podem ser alcançados introduzindo o jogo e, deste modo, a disciplina para alunos do 9° ano. Além de contribuir com a aprendizagem dos alunos do 1° do ensino médio. Isso só será possível se as habilidades EF09CI02 e EM13CNT101 forem trabalhadas de forma lúdica, porém eficiente

Conclusões

Concluímos que o The Alchemist auxiliará no aprendizado de uma parcela dos estudantes, sendo uma solução para o problema que encontramos.

Referências

SANTOS,Wilk Oliveira dos;ISOTANI,Seiji. Desenvolvimento De Jogos Educativos? Desafios, Oportunidades e Direcionamento De Pesquisa. Acesso em abril, 2022. SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, [S. l.], v. 9, n. 7(b), 2013. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1517. Acesso em: 23 jun. 2022. COSTA,Leandro Demenciano. O Que Os Jogos De Entretenimento Tem Que os Jogos Educativos Não Tem. Acesso em abril, 2022.

Fotos Vídeos


Voltar