Introdução

Objetivo geral: Levar o estudante a identificar, através da caixa sensorial, objetos que possam relacionar com a juventude e suas questões (como desejos, emoções, sonhos etc) Objetivos específicos: - Proporcionar aos alunos a ampliação de conhecimento sobre questões relacionadas à juventude. - Oportunizar aos estudantes a ampliação de conhecimentos específicos de Química e Práticas Experimentais relacionando-os às questões da vida adolescente e jovem. Materiais: *Caixa sensorial (se não tiver uma caixa sensorial propriamente, pode ser usado também uma caixa grande de papelão com dois cortes quadrados na frente para colocar as mãos). *Itens diversos como pedra, bala, animais de brinquedo, bola isopor, bexiga de água. etc. *Nesse caso foi utilizado a caixa sensorial enviada à escola pelo STEM Brasil. Metodologia: O Projeto acontecerá a partir de dinâmica com Caixa Sensorial envolvendo temas relacionados à juventude e suas questões (como desejos, emoções, sonhos, etc.). Procedimento: Chamar os alunos um a um. Sortear algumas perguntas e direcioná-las aos alunos. Eles devem colocar a mão na caixa e tentar responder às perguntas através do tato, tentando identificar cada objeto dentro da caixa. Perguntas: * Se você fosse para um lugar desconhecido, o que você escolheria dentro da caixa para levar? * Você consegue identificar algo de comer dentro da caixa? O que você gostaria que fosse? * Estamos em tempos de crise, poluição extrema e o planeta está morrendo. Se sua vida dependesse de algo que estivesse dentro da caixa, o que você escolheria? * Você consegue identificar algum animal dentro da caixa?

Métodos

Com a respostas dos alunos foi possível trabalhar consciência ambiental, preconceito etc.

Dados

Caixa Sensorial


Temas

Inovação e Problemas da Sociedade, Saúde e Consumo Responsável, Atividades STEM Brasil - Educando

Palavras-chave

Equipe Ciêntifica

Renata Claver Diniz (Coordenador da Equipe)
Crislei Nogueira da Silva (Professor Colaborador)
Virginia Carboniéri (Professor Colaborador)
Milena Oliveira Tavares (Aluno Capitão)
Kauã Henrique Mafra Rosa (Aluno)

Escola

Escola Estadual Godofredo Rangel, Três Corações-MG

Resumo

Se levarmos em consideração a sociedade atual e o tipo de vida que nossos jovens têm levado, devemos considerar que falar sobre temas relacionados à juventude como desejos, sonhos, projetos de vida, emoções, entre outros, tem sido cada vez mais necessário. Atualmente, muitos estudantes têm apresentado situações delicadas no que diz respeito às questões da juventude. Dessa forma, aproveitar o espaço escolar para trazer à tona assuntos relacionados à adolescência e juventude é, sem dúvida, uma oportunidade para acolher os alunos e fazê-los pensar sobre temas de grande relevância para suas vidas e da sociedade em geral. Além disso, pensando no projeto “Caixa Sensorial” como uma ação proposta na disciplina de Química e Práticas Experimentais, com certeza, proporcionará um vasto conhecimento criativo aos alunos, aliando conteúdos próprios da disciplina com reflexões mais amplas relacionadas às suas vidas e à sociedade como um todo.

Resultados

Após todos os alunos realizem a experiência, vamos aos questionamentos: *O que você identificou como algo de comer na caixa? Se eu pedisse para você fechar os olhos você aceitaria que colocasse em sua boca o que acha que tem dentro da caixa? Trabalhar neste momento sobre confiança, sobre como usar cigarros, drogas e bebidas sem saber ao certo o que tem dentro, entre outros assuntos. *Sobre o animal que você identificou, qual era a sua cor? Isso influenciava na experiência? Então porque a cor da pele influencia? Trabalhar neste momento preconceito, racismo, opinião de outras pessoas sobre sua imagem etc. *Na pergunta sobre o planeta em crise. Trabalhar neste momento sobre a contribuição dos alunos para o planeta? Sua cidade, sua casa, sua escola. Como você gostaria de ser lembrado no futuro?

Discussão dos Resultados

Conclusões

Após a realização da experiência e conversa sobre as perguntas e os objetos encontrados dentro da caixa foi possível tratar assuntos atuais presentes na vida dos adolescentes e elencar a importância da confiança e o conhecimento. Os alunos tiveram momentos para pensar em suas atitudes antes de responder uma vez que com a prática realizada não haveria certo ou errado, mas um momento em que eles poderiam refletir sobre os assuntos abordados.

Referências

Secretaria de Educação de Minas Gerais Agosto da Juventude

Fotos Vídeos


Voltar